A Rota da Terra Fria Transmontana é algo que vale a pena descobrir. O território da Terra Fria está inserido no Parque Natural de Montesinho que abrange parte dos concelhos de Bragança e Vinhais e o Parque do Douro Internacional em Miranda do Douro. A maior parte da região é constituída por paisagens idílicas e místicas. As pontes medievais, os rios que teimam em passar pelos vales, o gado que enche os campos e dá um toque rural a uma paisagem inalterável pelo tempo... Não é dificil imaginar como seriam aquelas paisagens há centenas de anos atrás.
Mas o meu deslumbre não se manteve só nas paisagens. Também na cultura e no património arquitectónico. O castelo de Bragança, o Domus Municipalis, o Museu Militar e o Museu da Máscara. A cultura entranha-se e dá vontade de saber mais!
E no que toca aos sabores gastronómicos... precisaria de muitas letras para os descrever! Deliciei-me com Alheira de Mirandela, Posta à Mirandesa, Coelho Bravo no Pote e uma sobremesa deliciosa de bolo de castanhas com amêndoas, com um toque de ovos moles por cima.... Simplesmente sublime! E o néctar da região? Aquele vinho com um gosto inesquecível que me encheu de sensações a cada trago tomado!
Um simples passeio à Terra Fria permitiu-me trazer na bagagem algo de novo. As sensações que experimentei são únicas e fizeram-me sentir pequenina perante a imensidão de uma região, da história e tradições do povo transmontano. A viagem à Terra Fria aqueceu a minha alma e deu-me novo alento para seguir viagem por outras paragens, por outros destinos.
1 comentário:
Parabéns por este espaço!
Continua... Sabe bem ler as tuas palavras :)
Bjinhos, Eli.
Enviar um comentário